Animais da fazenda: atividade para alfabetizar e brincar

Alfabetização e letramento não são necessariamente as mesmas coisas, mas são dois lados de uma mesma moeda e respectivamente os primeiros passos para a construção de um cidadão capaz de ler, escrever, interpretar e construir pensamentos críticos.

>>>> O material para download está no final deste post.

Sobre a alfabetização

Desde 0 anos de idade quando somos expostos a livros e a atividades de leitura compartilhada que este saber está em construção, em contextualização. A hora da alfabetização de fato, porém, quando seremos expostos à técnica da escrita através de diferentes métodos, bom , esta hora ainda gera polêmicas. Alguns creem que quanto mais cedo melhor, outros julgam que muito cedo é tirar da criança seus anos de infância.

O ponto de vista da professora e mãe que escreve neste blog é: faça de forma balanceada e sempre lúdica e você não precisará se preocupar com o que dizem todas as outras cabeças pensantes desse mundo. Faça sabendo porquê o faz e como o faz. Do meu ponto de vista, ensinar uma criança a ler e escrever é um ato de amor. Desde que seja feito com afeto, entretenimento e sem grandes cobranças (sem senta pra estudar) nem sobre você e nem sobre a criança. O foco é a rotina leve de aprendizagem e de exposição a todas as habilidades que uma criança precisa para estar pronta para a alfabetização.  Tendo em mente que a alfabetização deve estar na ponta e não no início, mas ela começa desde o início quando se lê para criança.

O material

Por pensar assim que vou compartilhar por aqui alguns (em alguns posts) materiais e atividades que tenho feito para trabalhar à minha maneira a alfabetização de minha filha. Uma maneira nada fácil porque pretendo fazer uma alfabetização bilíngue. Garantia de sucesso eu não tenho, mas tenho tempo e disposição e uma filha que topa tudo. Portanto, por que não? 🙂

Há um método

Sim! Porque sem método não há como ensinar algo a alguém. Assim, escolhi começar por uma adaptação do método fônico, ou seja, não vou ensinar o nome das letras a princípio. Trabalho primeiramente os sons que elas representam. A começar pelas vogais e seus encontros ai, oi, au, eu, ei. Depois virão (já estão vindo porque ela é rápida) as consoantes. O próximo passo são as associações desses sons com imagens e depois em palavras e imagens. Por último as sílabas e consequentemente a escrita. Não é um método em si, mas uma abordagem caseira que usa da união dos variados métodos que já existem e sem pretensão alguma de rigidez escolar. Porém com o mínimo de cuidado e focando sempre na leitura, nos livros como ativadores do letramento e da alfabetização.

Sobre a criança aprender pelo método fônico, Soares (2005) entende como o mais adequado, pedagogicamente e até psicologicamente, é que a criança aprenda simultaneamente todas as competências e habilidades envolvidas na aquisição da língua escrita: aprenda a decodificar e codificar, isto é, aprenda as relações entre os “sons” e as letras ou grafemas, ao mesmo tempo em que aprenda a compreender textos, a construir sentido para os textos, e ainda aprenda as funções da escrita, os diferentes gêneros de textos.

Vamos fazer de 5 em 5. Cinco sons de vogais (com suas variantes), 5 sons de consoantes e variantes…Vamos fazer para brincar e aprender.

Além disso, eu sigo uma tabela de fonoaudiologia que pretende registrar os sons que são inicialmente articulados pelas crianças de 1 até  6 anos. O fonemas, portanto, não seguem a mesma sequência do alfabeto. Começo pelo que ela já produz e só isso.

Estamos trabalhando o português a princípio e logo e do mesmo jeito (corrigindo e adaptando o que puder melhorar) começaremos com o francês (eu preferia – por ser professora de inglês – ensinar inglês, mas temos o francês como prioridade familiar e meu marido topou o desafio).

Garantia de aprendizado

Ela vai aprender? Vai ser bilíngue? Não sei! O tempo dirá. O que eu sei é que muita coisa boa de tudo isso ela vai tirar. E o principal: o tempo junto e de qualidade, com afeto e muita dedicação.

Atividade para baixar e imprimir

Vou disponibilizar aqui um material que achei que ficou digno (esteticamente) de ser compartilhado. Outras coisas do mesmo tipo eu faço a mão mesmo e corto imagens de revistas. Imprimir fica mais limpo e organizado, porém sai mais caro, certamente.

atividade de alfabetização animais da fazenda

  • Atividade: animais da fazenda
  • Objetivo: exposição e repetição de sons representados por vogais e pelas consoantes T V S P C – através de progressão de sequências de sons, imagens, sons e imagens, imagens e palavras, traços e formação de palavras.
  • idade: a partir de 2 anos como brincadeira (para exposição apenas. Implícita) e de 5 anos como estímulo para o reconhecimento de letra e escrita (explícita).
  • Sugestão: criar jogos de memória; com um furador furar o cantinho das imagens para que a criança junte imagens e sons com um clipe plástico; capturar imagem e montar uma apresentação de smartboard; colocar as vocais em um balão (cinco balões; um para cada vogal) e brincar de estourar balão e combinar vogais – o mesmo pode ser feito com as imagens; adesivar na manta magnética para deixar a disposição em quadro magnético ou mesmo na porta da geladeira em casa.

Aqui está! Se gostar e quiser usar, torço para que faça bom proveito. Vamos juntos. Você pode fazer seu material ou achar online algo parecido. OU ainda se desejar pode baixar por R$3,00 na loja do blog. Link direto aqui.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.