Selecionei hoje 5 blogs para quem gosta e se interessa em literatura infantil e quer construir a biblioteca pessoal dos pequenos leitores.
Ler é bom e isso parece que todo mundo sabe; mas escolher um livro infantil nem sempre é fácil. Por isso mesmo há um crescente número de clubes de livros infantis e de blogs que se dedicam a apresentar livros, resenhas e ofertas de livros para crianças. Bons livros não faltam e temos muita gente boa falando de literatura infantil por aí.
Vamos à seleção.
-
A Cigarra e a formiga:
Esse é sem dúvida o melhor deles. A blogueira e jornalista que comanda o blog é simplesmente fantástica em suas indicações. Além de gentil e bem humorada ela é realmente dedicada ao que faz. Ela mantem um canal no youtube que segue a mesma lingua do blog e que tem uma qualidade incrível e apresentação de quem sabe o que está fazendo. Eu mesma já comprei alguns livros indicados por ela. O grande diferencial dela é que ela e os filhos realmente leem o que compartilham com a gente. Não são livros comerciais apenas, são livros aprovados pelos seus pequenos leitures.
-
Kids indoors
O segundo melhor e com muita coisa além de literatura infantil. Esse blog traz muitas novidades em literatura infantil pra quem gosta de ler com os pequenos. A fundadora do blog se chama Gisele. Desde 2008 dando dicas de literatura infantil para pais e professores e pra quem, como nós, ama literatura infantil. Acesse um pouco da nossa história e política de postagens aqui: http://www.kidsindoors.com.br/p/politica-de.html A fundadora informa que postam apenas o que as kids aprovam. Se não gostam do livro, ele não vai pro blog!
‘Não fazemos vídeos pois o objetivo é fazer as pessoas lerem, nem que seja uma resenha de livro infantil.’ – Gisele.
A principio eu havia dito que eram jornalista, mas são artistas plásticas, ilustradoras e escritoras, assistente social e designer. O posto foi comentado pela autora do blog. ;°)
-
Estante de letrinhas
Esse blog é bem diferente dos dois primeiros. A proposta é aparentemente mais jornalistica (até porque está dentro do Estadão) e por isso mesmo traz outras oportunidades de pensar o próximo livro.
-
A Taba
É um blog empresarial de uma curadoria de livros infantis. Parece com a proposta do Leiturinha (que você já deve conhecer) mas é um pouco diferente. A curadoria do A Taba se compromete mesmo em enviar para você livros que vão fazer diferença na construção de seu pequeno leitor. Para quem não tem lá muita paciência de ir à busca do próximo livro, esse tipo de clube só ajuda. O blog é bem completo também.
-
Fafá conta
Por último mas não menos interessante é o blog da Fafá. Ela é atriz e conta histórias que encantam. O trabalho dela vem se revelando um dos melhores na arte de contação de histórias. Há muitas indicações de leituras lá também.
É isso! Quem vai ler pra mim?
//ad.lomadee.com/banners/script.js?sourceId=35949614&dimension=2&height=60&width=468&method=0
Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado
https://estoriasebrincadeiras.blogspot.pt/
Olá. Boa noite.
Meu nome é Gisele e sou a fundadora do Kids Indoors. Estamos desde 2008 dando dicas de literatura infantil para pais e professores e pra quem, como nós, ama literatura infantil. Você pode ler um pouco da nossa história e política de postagens aqui: http://www.kidsindoors.com.br/p/politica-de.html Só postamos o que as kids aprovam. Se não gostam do livro, ele não vai pro blog! Queremos formar leitores críticos e isso começa em casa.
Não fazemos vídeos pois o objetivo é fazer as pessoas lerem, nem que seja uma resenha de livro infantil.
Não somos jornalistas, mas sim: artistas plásticas, ilustradoras e escritoras, assistente social e designer. =) E nós 4 (pois o time cresceu nos últimos anos) fazemos muito trabalho voluntário de contação de histórias, picnics literários e mediação de leitura com kids e teens.
Obrigada por citar a gente, ficamos muito gratas! E estamos sempre à disposição.
Att, Gi, Cathe, Márcia, Carla e kids
ola!!! Consegui finalmente voltar ao blog. Vou ver tudo co, a devida atenção e fazer a correção. Acho que posso postar seu texto como orientação aos próximos visitantes, não ? Obrigada pela visita e atenção e compreensão. O trabalho de vocês ê valioso e necessário. Um beijo grande
Oiiii. Obrigada pelo carinho. Podes fazer como achares que fica melhor pro teu blog. 😉❤
Só escrevi pra deixar teu blog atualizado, já aue sei que é super acessado.
Muito obrigada por nos colocar na tua lista.
Beijão, estamos à disposição.
Gi
Livro inspira crianças a deixarem os cachos ao vento
Manoelita, cachos em flores apoia a libertação da ditadura dos cabelos lisos
Não é só uma questão de assumir os cabelos naturais, mas o movimento de libertação feminina da moda que pregava o alisamento dos cabelos ecoou pelo planeta e trouxe de volta a beleza dos cachos de tamanhos, cores e estilos variados.
A mulher que inspirou o livro infantil “Manoelita, cachos em flores”, sempre deixou sua marca presente com seu “Black Power” arrasador que acabou virando história infantil que o autor contava para os filhos adormecerem. A vida de Manoela, uma amiga em comum de Bruno Miranda e sua mulher, quer dar força e orgulho às meninas e mulheres que sofrem ou sofreram preconceito com a ditadura do cabelo liso e sua transição nada fácil para assumir o naturalmente crespo.
“O fortalecimento do movimento negro e do feminismo, tem permitido às meninas mais força para se libertar dessa ditadura” conta Bruno, que sempre inventou histórias para contar aos três filhos e resolveu então, começar a publicá-las, se lançando no mundo da literatura infantil.
Manoelita, cachos em flores
Manoelita tem lindos cachos, mas só se deu conta disso quando assistiu a um programa de TV onde a vencedora de um concurso de beleza, usava seu cabelo solto em um lindo black power. Como a maioria das menininhas negras, Manoelita prendia seus cabelos presos em trancinhas para não ficar com nenhum fio fora do lugar. Inspirada na moça da TV, a menina resolveu participar do Baile de Primavera da escola com seus cabelos soltos. Como o preconceito está em todo lugar, uma coleguinha fez comentários maldosos sobre o cabelo de Manoelita que ficou muito entristecida. Mas, como uma Cinderela moderna, recebeu a visita de três fadinhas que lhe mostraram como ela era bonita… Do seu jeito…
Mais Sobre o Autor
Bruno Miranda nasceu em Salvador e seu gosto pela leitura começou ainda na infância com a paixão pelas revistas em quadrinhos. Os livros foram chegando e com eles a vontade de escrever. Ainda na adolescência, o soteropolitano começou a escrever poesias.
Se graduou na Escola de Belas Artes de Salvador (UFBA), e seu amor pela cultura só foi crescendo. Após o nascimento da primeira filha, Bruno começou a inventar histórias infantis para que a pequena adormecesse. O costume continuou com os dois mais novos e foi aí que decidiu passar a anotar os causos. “Me surpreendi com vários projetos de livros no meu computador. Por que não fazer com que outras crianças possam ter acesso a elas?”, se questionou Bruno que trabalha há mais de 10 anos no Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Casado, pai de três filhos, sendo duas meninas e um menino, Bruno tem mestrado na área de Educação Ambiental pela UESC e especialização em Educação.
Mais informações:
Giselle Saporito
(21) 996766668
O brigada pela dica eu sou blogera escrevo sobre contos infantil se quiser conhecer ahoradoconto.wordepress.com
Obrigada! Passarei lá para uma visita. Um beijo