A dona aranha: para cantar e contar

Idade: 4-5 anos

A dona aranha – A historinha

“Era uma vez uma aranha que queria subir no alto de uma casa bem grande. Ela olhou para cima e viu que conseguiria se fosse bem rápida com suas perninhas. Então ela começou a subir, subir, subir… De repente ela ouviu um barulho vindo do céu. “O que será isso?” Pensou a aranha. Mas logo ela viu que vinha uma chuva bem forte e quando a chuva chegou, ela caiu – despencou de lá de cima. A dona aranha olhou para o chão onde estava e olhou novamente para o muro da casa. Ela estava determinada a chegar lá em cima e não era a chuva que a iria impedir. Ela ia esperar a chuva passar. Esperou, esperou…e foi então que a chuva passou; o sol surgiu brilhante e ela teimosa que era voltou a subir, subir, subir…Você acha que ela conseguiu chegar lá em cima?”

Atividades sequenciais – follow up activities

Material para imprimir

  1. PPT para apresentação em sala de aula
  2. Circle activity
  3. Coloring
  4. Craft
  1. Colorir a historinha e contar para alguém em casa.
  2. Usar massinha de modelar para criarem suas aranhas e fazerem uma exposição onde darão nomes e as poderão descrever com cores e tamanho.
  3. Para quem tem mais tempo com a criançada dá pra entrar na onda do maker movement e deixar seus aluninhos construírem a historinha com massinha de modelar. Mais sobre o maker movement e efl aqui
  4. Fazer uma aranha em papel cartão e brincar de ‘onde está a aranha?’ ’em cima, embaixo’ com ela (on-under) – atividade em pares.
  5. Usar a dona-aranha de feltro como batata quente para responder perguntas sobre cores, números, vocabulário …
  6. Dança da cadeira com a dona-aranha. Colocar a dona-aranha em uma das cadeiras da dança e quem sentar nessa cadeira quando a música parar deverá responder uma pergunta. Nesse jogo ninguém perde porque mesmo que a criança não saiba responder ele terá o direito de pedir help e deixar quem sabe ajudá-lo.
  7. Atividade auditiva 1-listening activity: a criança recebe um quadro com os elementos da história (aranha, casa, chuva, sol e outros que não estão na história) e deve circular apenas aqueles que ouvirem você dizer.
  8. Atividade auditiva 2 – listening activity :On or under? – os alunos recebem uma grade com imagens da a aranha em cima ou embaixo de diversos objetos já conhecidos por eles e eles devem circular ou colorir apenas o que você pedir.

*Ted Talks sobre story telling aqui * Story telling in the classroom aqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.